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PERCEPÇÃO DAS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS COMO SUPORTE NO DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO DO PAPEL DOCENTE

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO

O trabalho em questão visa explanar sobre as contribuições da psicopedagogia para o bom desenvolvimento e desempenho do papel docente, mas perante os órgãos fiscalizadores: os conselhos federais e regionais e de acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia-ABPp a regularização dessa profissão precisa ser agilizada, pois há cerca de cem mil psicopedagogos formados. Pauta-se também, que a regularização da psicopedagogia como profissão precisa ser uma realidade, pois atualmente nenhuma das graduações existentes contempla ou alcança com especificidade a formação desse profissional, e com base nisso, o ministério da educação regularizou de forma oficial na década de setenta os cursos de pós-graduação nessa área, bem como nos dias de hoje já existe curso de graduação em psicopedagogia na modalidade bacharelado ofertado pioneiramente pela Universidade Federal da Paraíba e oferecido pelo Centro Universitário FIEO reconhecido pelo MEC através da portaria 987 de 01/12/2008 e publicado no Diário oficial da União de 03/12/2008. Vê-se que o psicopedagogo está ganhando espaço porque inicialmente os problemas de aprendizagem eram pesquisados apenas na área médica, mas eram tratados também por docentes especializados e essa demanda precisa ser atendida, e tanto é que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconhece a psicopedagogia como ocupação através do registro 2394/25. O projeto de lei, o PLC 31/2010, com origem no projeto de lei nº 3.512 do ano de 2008, que trata da regulamentação do exercício das atividades de psicopedagogia foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o que exige ética e a formação necessária desses profissionais para o desempenho da profissão e que os psicopedagogos poderiam estar dando suporte aos profissionais docentes atuantes em todos os níveis: ensino infantil, ensino médio e ensino superior.