PROGRESSÃO PARCIAL DA MATEMÁTICA E SUAS DIFICULDADES: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ÁGUAS BELAS
Artigo
A progressão parcial ou progressão continuada vem a cada dia sendo discutida devido a sua proposta avaliativa inadequada ao estudante tornando os professores insatisfeitos com o Sistema em que ela é imposta. A pesquisa tem o propósito de analisar a progressão parcial da matemática na escola, na cidade de Águas Belas – PE, objetivando em identificar as dificuldades de ensino e aprendizagem ocorridas nesse processo. O publico alvo foram estudantes das turmas do 3º ano do ensino médio que foram reprovados no ano anterior na disciplina de matemática. Durante o período de sua desenvoltura foram aplicados questionários para obter informações dos estudantes e professores sobre a importância da progressão parcial na disciplina de matemática, bem como uma sondagem para analisar as assertivas proporcionadas. O resultado foi significativo apresentando uma discussão sobre a progressão no meio acadêmico e que merece uma atenção especial por se tratar de uma temática presente na vida dos estudantes que por algum motivo não conseguiram obter o sucesso desejado vivenciado no ano anterior. Pode-se perceber que o trabalho realizado com o alunado que participaram da Progressão Parcial, apresentaram uma mudança significativa na sua motivação melhorando assim, tanto no processo de aprendizagem como também nos seus resultados finais.