Back to top

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Tipo de Trabalho 

Artigo

O referente trabalho trata-se de um relato de experiência no curso de Psicologia na disciplina de estágio supervisionado de psicologia escolar, realizado no ano de 2017 em uma escola pública da rede estadual na cidade de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso. Nesse contexto foi desenvolvido um projeto destinado aos alunos da turma do quinto ano do ensino fundamental, com intuito elencar a importância do desenvolvimento de valores, relações sociais e responsabilidade para o processo de ensino- aprendizado. O projeto teve como principal objetivo promover a ressignificação e a responsabilidade dos educandos a respeito de sua própria educação e corroborar com a importância destes para sua vivência acadêmica. O aporte teórico foi ancorado envolto a conceitos sobre o fazer do psicólogo escolar (FREIRE, 1997; HERCULANO,2016; VIANA 2006,2016) relacionando com a Teoria Histórico-Cultural de (VIGOTSKI, 1991,2009) juntamente com (PRESTES, TUNES, 2018; REGO, 1995), sobre a importância de vivencias e relações com o meio para o desenvolvimento. O estágio aconteceu em duas etapas, no primeiro momento foi realizado durante quatro semanas um processo de observação e logo após foi desenvolvido as das atividades propostas que teve como propósito possibilitar vivências aos acadêmicos almejando a partir disso o desenvolvimento de comportamentos e ideologias que colaborem para o processo de ensino-aprendizado da escola. As atividades foram realizadas através de uma oficina interativa, onde os alunos foram participantes ativos. Através da vivência proporcionada houve reflexões e relatos sobre comportamentos e conceitos que contribuem de forma negativa para com o desenvolvimento cognitivo destes.