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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CRIANÇAS E COPA DO MUNDO: A CIDADE COMO ESPAÇO EDUCATIVO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Representações Sociais de Crianças sobre Cuiabá/MT Antes e Depois da Copa do Mundo . Propõe uma reflexão acerca das crianças em contexto de pesquisa em interface com a cidade. Tem como objetivo suscitar reflexões acerca do potencial de influência social das crianças a partir dos discursos que as mesmas apresentam sobre Cuiabá/MT, em meio às transformações urbanas ocasionadas pela realização da Copa do Mundo 2014, anunciadas como legado do megaevento esportivo internacional. Adotamos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; 2013 e JODELET, 2002), em diálogo o conceito de vivência (VIGOTSKI, 2010) e as reflexões propostas por Andrade (2014) sobre as crianças como sujeitos que exercem influência social. Tem como sujeitos 40 crianças estudantes da rede pública de Cuiabá/MT, com idade entre nove e 12 anos, divididas em quatro grupo com 10 crianças cada, distribuídas entre três regiões administrativas: sul (1), leste (1) e oeste (2). Para produção de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), identificados com o auxílio da análise lexical do software ALCESTE. Foram destacadas para a presente publicação as categorias: A função da cidade e Hipóteses para uma Cuiabá/MT das crianças. Estas demonstram o potencial criativo das crianças para (re)interpretação da realidade vivenciada e também seu potencial enquanto fonte de influência social. Os dados corroboram as reflexões que anunciam a criança como sujeito que produzem e compartilham representações sociais para além da sua condição de objeto de representação amplamente divulgada.