O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O FORTALECIMENTO DA ETEC JARAGUÁ
Monografia
Esse trabalho de pesquisa ocupou-se em estudar de modo empírico o Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola Técnica Estadual Jaraguá, onde a autora é diretora, referenciado para o ano de 2017, com base no Planejamento Plurianual de Gestão (PPG, 2017-2021). O cenário é o atendimento ao objetivo de estudar a interação e a participação do grupo escolar na preparação, constituição e desenvolvimento do PPP, na identificação e relato das dificuldades evidenciadas pelos membros da comunidade escolar e os desafios em sua concepção, indicando as opções de caminhos para a elaboração, da estratégia fortalecida. O método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa que segundo Barbato (2008), objetiva gerar conhecimento aprofundado de um acontecimento, as dimensões estabelecidas por um problema ou tema, que represente um número restrito de participantes. Ficou evidenciada a participação democrática da comunidade escolar na elaboração do Plano Político Pedagógico, a fim da obtenção de práticas pedagógicas positivas dentro das unidades de ensino.