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A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESPONTÂNEOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM CALIFORNIA

Tipo de Trabalho 

Monografia

O presente traz como tema Textos Espontâneos como Instrumento de Mediação no Processo de Produção Textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Município de Juara e tem como objetivo analisar e descrever a concepção dos professores sobre a produção escrita no processo de construção do conhecimento. Foi desenvolvido de forma empírica por meio de questionário. Foram entrevistados seis professores que trabalham com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após a análise dos questionários, o resultado foi relacionado com a fundamentação teórico/prática e apresentado por meio de tabelas. O trabalho aborda a importância da produção de textos espontâneos de forma oral e escrita, ressaltando que essa atividade contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade por meio da expressão livre. Através da produção textual o educando inventa várias possibilidades de linguagem e fica tão envolvido com esse processo que coloca na ação seus sentimentos, fantasias e emoções. A criança, na produção de texto, constrói reconstrói gradativamente seu aprendizado, assimila experiências e informações, e sobretudo, incorpora atividades e valores. Observou-se que os educadores entrevistados compreendem a importância da produção de textos na vida escolar do educando e para o seu desenvolvimento pessoal, mas não dão muitas oportunidades para os alunos conhecerem a variedade de textos que existe. Para fundamentação desse trabalho foram utilizados como teóricos: Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, João Wanderley Giraldi, Josette Jolibert, Maria Lucia de Mesquita Preste, Maria Lucia dos Santos e Ana Teberosky.O presente traz como tema Textos Espontâneos como Instrumento de Mediação no Processo de Produção Textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Município de Juara e tem como objetivo analisar e descrever a concepção dos professores sobre a produção escrita no processo de construção do conhecimento. Foi desenvolvido de forma empírica por meio de questionário. Foram entrevistados seis professores que trabalham com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após a análise dos questionários, o resultado foi relacionado com a fundamentação teórico/prática e apresentado por meio de tabelas. O trabalho aborda a importância da produção de textos espontâneos de forma oral e escrita, ressaltando que essa atividade contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade por meio da expressão livre. Através da produção textual o educando inventa várias possibilidades de linguagem e fica tão envolvido com esse processo que coloca na ação seus sentimentos, fantasias e emoções. A criança, na produção de texto, constrói reconstrói gradativamente seu aprendizado, assimila experiências e informações, e sobretudo, incorpora atividades e valores. Observou-se que os educadores entrevistados compreendem a importância da produção de textos na vida escolar do educando e para o seu desenvolvimento pessoal, mas não dão muitas oportunidades para os alunos conhecerem a variedade de textos que existe. Para fundamentação desse trabalho foram utilizados como teóricos: Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, João Wanderley Giraldi, Josette Jolibert, Maria Lucia de Mesquita Preste, Maria Lucia dos Santos e Ana Teberosky.