DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS PANDEMIA COVID - 19
Artigo
Este artigo resultou da análise sobre a conjuntura educacional em relação ao cenário pós pandemia COVID-19, sendo realizada por meio do monitoramento da aplicação das avaliações de Língua Portuguesa, Matemática, e Fluência em leitura, disponíveis para as escolas da rede pública de ensino na Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas do CAEd/UFJF do Ministério da Educação, aplicadas neste caso, a estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa de campo realizada por meio do estudo de caso, possui caráter exploratório e qualitativo, na qual os resultados apontam a decadência no processo de ensino e aprendizagem por conta de diversos fatores que envolvem este contexto, reforçando que a insuficiência na aprendizagem tornou-se ainda mais constante com a chegada desta problemática. Inferindo portanto, na necessidade em avaliar os estudantes, identificando as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas, por meio da realização de atividades de intervenção pedagógica para a recuperação de aprendizagem mediante o acompanhamento personalizado.