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O PAPEL INCLUSIVO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E OS DESAFIOS DE PERMANÊNCIA DO ALUNADO NO AMBIENTE ESCOLAR

Tipo de Trabalho 

Artigo

O Brasil é um país de desigualdades enormes e reforçadas com lacunas econômicas que ampliam as diferenças entre as classes sociais. Políticas públicas que visam à diminuição das distâncias servem não apenas de paliativo para essa situação, mas também para equalizar as desigualdades e permitir o acesso das pessoas menos favorecidas a patamares educacionais que possam auxiliar na mudança de sua situação socioeconômica. Por todo o levantamento feito, tendo como norte a pesquisa descritiva, pois é a mais utilizada por possuir técnicas padronizadas de coletas de dados, tais como questionários, que permite melhor observar a realidade pesquisada. O estudo proposto tem por finalidade permitir a investigação da educação e seus desafios de inclusão tendo por intermédio o programa bolsa família como aliado do processo de permanência no ambiente escolar, pois a transferência de renda vem a corroborar para que as crianças permaneçam no ambiente escolar enquanto seus pais incentivam essas a ter uma possibilidade de formação para uma qualidade de vida melhor em um futuro próximo. Positivamente há número considerável de alunos com faixa etária e série escolar condizente, que a partir desse suporte financeiro as famílias atestam a educação doméstica como fundamental para o suporte das crianças que estão na sala de aula validando o programa bolsa família. Neste estudo foi possibilitado observar que a transferência de renda comunga com a permanência, e consequentemente, inclusão dos jovens no ambiente escolar, muito embora não diminua os desafios da escola na formação destes jovens e no desempenho do trabalho dos educadores.