UM ESTUDO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DO CUSTEIO DIRETO VARIÁVEL EM UMA INDÚSTRIA DE FIOS RETORCIDOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECELAGEM DE BORDA DA MATA - MG
Artigo
Costuma-se dizer que a contabilidade é tão antiga quanto á origem do Homem: ao abrir a Bíblia em seu primeiro livro, Genesis, entre outras passagens que sugerem a contabilidade, se observa uma competição no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+-4000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse. Durante o período medieval, Inúmeras novidades na contabilidade foram criadas por Estados e pelo Clero. Mas foi mesmo na Itália que surge o termo contabilitá. Por muitos anos os gastos passaram de ser simplesmente uma ferramenta de avaliação para o estoque para se tornar um dos mais importantes instrumentos de auxílio no alcance de maior competitividade nas organizações. Isto se torna evidente quando se observa e compara a existências, nas empresas, de uma visão contábil e gerencial dos custos. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da contabilidade de custos na formação do preço de venda. Devido à globalização, o cenário mundial é de alta competitividade entre os mercados. Pode-se afirmar que parte importante do sucesso de uma empresa está ligada ao processo de formação do preço de vendas. Sendo, assim a utilização da contabilidade de custos no processo de tomada de decisão, busca de forma criativa e eficaz atender as necessidades dos usuários da contabilidade, com objetivo de conhecer e aplicar os conhecimentos sobre a formação de preço de venda para que possa gerenciar seus empreendimentos, podendo, assim garantir-lhe maior competitividade e consequentemente sustentabilidade no cenário socioeconômico onde esta inserida.