EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : CONHECENDO AS ESPECIFICIDADES DA EJA, O SILÊNCIO DOS SORRISOS NÃO REVELADOS, A VERDADE QUE NÃO EMERGE, O MEDO DO “SER” ESCONDIDO ENTRE NÚMEROS LETRAS E SONHOS.
Artigo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como enfoque principal “A Educação de Jovens e Adultos e a evasão escolar: Conhecendo as especificidades da EJA”, buscando a compreensão de conhecimentos produzidos na área da Educação de Jovens e Adultos evidenciando sua amplitude através dos diversos problemas tratados, suas tendências pedagógicas e teóricas expressas nos referenciais e suas vertentes metodológicas. Diante dessa premissa, esta produção teórica tem como principal objetivo identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar na EJA bem como verificar os problemas que impedem uma boa qualidade na educação dos jovens e adultos que sonham em adquirir conhecimentos, se aperfeiçoar para o mercado de trabalho. Assim, o presente trabalho surgiu da necessidade de fazer uma reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, suas políticas e entraves, bem como sobre a necessidade de transformação da prática educativa nesta modalidade de ensino por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa de cunho bibliográfico e através dela, é possível compreender as relações que o objeto de estudo apresenta com a evasão escolar. A escolha da abordagem deve-se ao fato de proporcionar a reflexão a respeito da necessidade da preparação do educador de jovens e adultos, de acordo com a realidade que ele se efetua socialmente, oferecendo ao aluno condições de entender o mundo da construção do conhecimento e contribuir para que esta modalidade de ensino tenha oportunidades mais igualitárias e mais justas na nossa sociedade.