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UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Na educação contemporânea, os objetivos educacionais para o Ensino Médio ambicionam uma aprendizagem mais generalizada e significativa dos conteúdos para a formação do estudante. Em acordo com essa proposta, torna-se essencial à inclusão do discente na construção do conhecimento a ser adquirido. Considerando o contexto escolar do professor, entende-se que seria relevante a busca por recursos didáticos adequados e disponíveis no âmbito das escolas. Nessa perspectiva, para o ensino de Física, destacam-se as atividades experimentais dos livros didáticos (LD), que atualmente são recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Assim, esse trabalho tem como objetivo investigar a importância dos experimentos propostos nos LD para o processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, cuja amostra foi composta por quinze professores do Ensino Médio. Em geral, os resultados mostraram que os docentes estão em acordo com o uso da instrumentação sugerida pelos livros de Física, porém enfatizam as dificuldades encontradas para sua realização em suas instituições. Percebe-se ainda a pouca preocupação com a parte experimental das coleções, tanto no processo de escolha quanto no seu uso em sala da aula. Por fim, conclui-se que a experimentação dos livros deva ser incorporada ao planejamento docente, contribuindo para uma aprendizagem efetiva dos conteúdos físicos a serem assimilados pelos estudantes.