Back to top

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho objetiva analisar como está sendo proporcionada a formação do 
professor  na  perspectiva  da  educação  inclusiva  nos  anos  iniciais  do  ensino 
fundamental. Buscou-se fazer uma análise sobre as políticas públicas de formação 
continuada  desenvolvida  pelo  Núcleo  de  Educação  Especial,  o  apoio  da 
coordenação pedagógica das escolas e, sobretudo a concepção dos professores na 
perspectiva  da  educação  inclusiva.  A  pesquisa  foi  baseada,  na  abordagem 
qualitativa,  do  tipo  descritivo.  Os  resultados  evidenciam  uma  posição  favorável  à 
inclusão  e  ao  reconhecimento  da  importância  da  formação  inicial  e  continuada  de 
professores como  elemento  fundamental nesse processo. No entanto, os docentes 
demonstraram sentimentos de angústia, medo, ansiedade e  impotência diante das 
dificuldades,  assim  como  evidenciam  a  falta  de  apoio  necessário  para  aturem  na 
educação inclusiva.