A AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Artigo
O presente estudo teve como objetivo analisar a forma como é realizado a avaliação em sala e identificar os tratamentos dados aos erros pelos professores e a postura que os mesmos adotam para a realização da prática pedagógica. Este estudo demonstrou-se de suma importância, onde buscou enfatizar a visão construtivista , onde o professor apresenta-se como um mediador , responsável em buscar métodos que proporcione aos alunos uma maneira melhor para que desenvolvam suas habilidades, juntamente trouxe contribuições acerca do erro na avaliação escolar. A pesquisa foi construída de acordo com a abordagem qualitativa, realizada através de um questionário aberto, aplicado aos professores do ensino fundamental de uma escola pública do município de Juara. Tendo como foco de investigação a concepção e prática do professor em relação ao processo avaliativo. O presente trabalho ressalta como principais aportes teóricos Luckesi (2005), pecursor da teoria construtivista educacional, fazendo assim uma análise ampla e crítica acerca da posição do professor diante do erro da criança, porém sem descartarmos a contribuição de outros autores renomados, como Hoffman (2006), Demo (2002), Bloom (1975), Perrenoud (1999), entre outros, que nos trazem suas contribuições acerca da avaliação escolar, como através desta os alunos possam construir seu conhecimento e contribuindo com o processo ensino-aprendizagem.