Back to top

ESTAGIO SUPERVISIONADO: RELACIONAMENTO DAS TEORIAS COM O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS EDUCANDOS, PARA QUE ACONTEÇA UMA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo procura relatar como ocorreu a prática de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental, realizado numa escola pública municipal do município de Juara, com uma truma de 1° ano, composta por vinte alunos, como parte complementar e essencial do oitavo semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Juara. O objetivo do estágio foi possibilitar a relação das teorias advindas do ambiente da academia com a realidade da sala de aula, articulando meios que oferecessem um ensino estimulante, prazeroso, dialógico e participativo, procurando desenvolver as capacidades da criança de forma integral e abrangente. A nossa prática em sala de aula teve com base, as etapas da atuação pedagógica, que no texto apresenta-se articulada às teorias aprendidas na universidade. Além disso, mencionamos recursos que buscamos, para que a aprendizagem fosse significativa, prazerosa, instigante, participativa e desafiadora. Enfim, acreditamos que desenvolvemos um bom trabalho e que, de alguma forma, contribuímos com aprendizagem da turma. Sentimo-nos agradecidas, aprendemos muito com todos os sujeitos envolvidos neste processo, pois as trocas vivenciadas e presenciadas neste ambiente só nos fizeram crescer, enquanto seres humanos, educadoras e principalmente como cidadãs. E essa experiência com certeza ficará marcada para sempre em nossas vidas.