LÚDICO: O ENSINO DO LÚDICO NA FORMA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL IARA MARIA MINOTTO GOMES
Artigo
A temática sobre a ludicidade nos anos iniciais nos reporta a questões de suma importância na pratica docente, levantando importantes discussões educacionais no que se refere ao desenvolvimento psicomotor ao considerarmos aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Neste contexto surge a importância do lúdico como aporte pedagógico para o desenvolvimento integral do aluno nos anos iniciais. O lúdico se torna uma perspectiva significativa para o estimulo da autonomia e serve também como instrumento interdisciplinar. As experiências são inúmeras onde o prazer da competição é aliado a da emoção decorrendo no significado e aprendizado e lançamos mãos de alguns recursos nessa etapa de estudo onde usamos bibliografias de alta profundidade. Reiteramos que este trabalho está sob a ótica da especificidade, disciplina de Educação Física a qual nos evidencia nossa pratica docente para possível e futuro exercício pedagógico. A aquisição do aprendizado acontece como acreditam os teóricos citados de maneira positiva quando as metodologias e praticas pedagógicas vão de encontro ao que se denomina de sóciointeracionismo. Buscar-se-á o esclarecimento de como a brincadeira funciona como auxilio na aprendizagem, pois é um assunto recorrente no meio do professorado que o avistam como um excelente recurso pedagógico, mas antes disso o seu uso não pode ser indiscriminado e sem aporte que o fundamente e quem o aplica deve estar constantemente ampliando seus conhecimentos a fim de integrá-lo na sua prática educativa. As aulas de Educação Física na atualidade, por exemplo, tem no lúdico um forte aparato didático e se constitui em um importantíssimo auxílio ao educador na formação do indivíduo. A escola ao deparar com os efeitos positivos do brincar em si vem observando como este ajuda na formação dos seus alunos