PRÁTICA DOCENTE E O USO DOS TEXTOS NÃO-VERBAIS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA
Artigo
Neste trabalho a leitura é explicitada enquanto instrumento de construção do conhecimento, permitindo ao leitor perceber o mundo, interagir com ele e recriá-lo. Procuramos discutir a influência das comunidades interpretativas, em especial a escola, na formação de leitores, bem como a noção de que nem só os textos escritos são objetos de leitura, pois existem diversas linguagens que a ela se prestam em especial a linguagem não-verbal. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa in locu sobre a importância dos textos não-verbais no processo de aquisição da leitura dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, na concepção dos educadores. A pesquisa foi realizada com três professores que atuam em turmas de 5º ano do Ensino fundamental, de uma escola pública municipal do município de Juara. Constatamos que apesar dos professores ressaltarem que trabalham com diversos gêneros textuais o conceito de leitura dos pesquisados, ainda é bastante limitado, pois as atividades desenvolvidas pelos mesmos, ainda são basicamente de textos escritos. Assim, os textos não–verbais que os alunos têm contato no cotidiano, são desconsiderados como objetos de leitura no ambiente escolar.