OS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS, UM ESTADO DA ARTE.
Artigo
A inclusão, ainda hoje, representa um desafio para o processo de democratização da escola, principalmente, no que se refere a oferta da educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é levantar um atual estado da arte referente a alunos deficientes visuais, analisando os jogos matemáticos como prática inerente ao ensino da matemática pelo professor. Esses jogos têm relação direta com o processo de desenvolvimento psicológico básico, psicomotor e cognitivo do aluno. No caso da deficiência, aqui pesquisada, foi possível perceber que os tais jogos contribuem para seu processo de aprendizagem, a medida que contribuem para seu desenvolvimento, promovendo sua inclusão. Sendo importante para que o professor de matemática faça uma ação conjunta no seu processo de ensino, estando conectada com o professor especialista, demais envolvidos no processo educativo, inclusive a família, para que ele possa desenvolver uma educação de qualidade, para todos os alunos, respeitando suas especificidades.A inclusão, ainda hoje, representa um desafio para o processo de democratização da escola, principalmente, no que se refere a oferta da educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é levantar um atual estado da arte referente a alunos deficientes visuais, analisando os jogos matemáticos como prática inerente ao ensino da matemática pelo professor. Esses jogos têm relação direta com o processo de desenvolvimento psicológico básico, psicomotor e cognitivo do aluno. No caso da deficiência, aqui pesquisada, foi possível perceber que os tais jogos contribuem para seu processo de aprendizagem, a medida que contribuem para seu desenvolvimento, promovendo sua inclusão. Sendo importante para que o professor de matemática faça uma ação conjunta no seu processo de ensino, estando conectada com o professor especialista, demais envolvidos no processo educativo, inclusive a família, para que ele possa desenvolver uma educação de qualidade, para todos os alunos, respeitando suas especificidades.