Back to top

Validação de Certificado

Certificado válido para a seguinte publicação:

Tipo de Trabalho 

Artigo

O artigo apresentado mostra uma análise baseada na perspectiva da formação dos profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras no Brasil, relatando diversos aspectos, como: acessibilidade, inclusão, instituições credenciadas formadoras, bem como o nível de atuação dos profissionais atuais, mostrando que as instituições educacionais necessitam de pessoas devidamente qualificadas. Este trabalho tem como principal objetivo contribuir com a crescente demanda de profissionais que buscam ingressar no campo em questão, objetivando um maior engajamento das fontes formadoras de modo que a área de tradução/interpretação da Libras se desenvolva cada vez mais no Brasil. A pesquisa foi realizada analisando dados de instituições da área, o nível de formação dos intérpretes e "quem" forma o profissional para atuar, buscando uma melhor forma de trabalhar para certificar e formar os novos estudantes desta modalidade, além de abranger a oferta de cursos, sejam eles Técnicos, Bacharelado e de Pós-graduação, já que a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi regulamentada há poucos anos pela Lei Federal 12.319, de 1º de setembro de 2010, o que nos faz pensar que muita luta ainda está por vir.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo examina a importância do clima organizacional como um indicador estratégico, especialmente em tempos de transformações globais, ressaltando sua influência na satisfação e no engajamento dos colaboradores. Foca na interdependência entre práticas eficazes de gestão de manutenção e o clima organizacional, destacando como a manutenção adequada de equipamentos pode melhorar a percepção dos funcionários. A pesquisa argumenta que investir em um ambiente de trabalho saudável não só melhora o bem-estar dos colaboradores, mas também potencializa a eficiência operacional e a qualidade dos produtos e serviços. Além disso, demonstra como a gestão de manutenção pode impactar diretamente na motivação e no desempenho dos trabalhadores. O estudo visa identificar empiricamente correlações entre esses dois fatores, buscando o desenvolvimento de estratégias integradas que otimizem o desempenho da organização de maneira sustentável e eficiente. Dessa forma, sugere que práticas de manutenção eficazes, aliadas a um clima organizacional positivo, são essenciais para a melhoria contínua e a competitividade no mercado. A pesquisa também pretende oferecer insights para gestores na formulação de políticas que possam gerar resultados mais consistentes e benéficos, tanto para a equipe quanto para a empresa como um todo.

Tipo de Trabalho 

Artigo

No Brasil, a escassez de dados específicos sobre os tipos de edificações afetadas por incêndios dificulta a avaliação da eficácia da legislação vigente e a compreensão do comportamento dos incêndios em diferentes construções. Diante deste cenário, este estudo realizou um levantamento dos incêndios registrados em edificações pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, nos municípios de Londrina, Guarapuava e Faxinal, fornecendo dados quantitativos para estudos relacionados aos padrões de incêndios em edificações, deficiências nas normas vigentes e soluções para prevenir ocorrências futuras. Para tanto, os registros foram coletados no endereço eletrônico do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, que informa a data, hora e endereço da ocorrência. A partir destes dados, utilizando o Google Street View, procedeu-se à classificação do tipo de edificação que houve o sinistro, dividindo-as em grupos e divisões, conforme o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Paraná (CSCIP/PR, 2021). Com relação aos incêndios por número de habitantes, Guarapuava apresentou os maiores valores, com 2,32 ocorrências por mil habitantes, seguida de Faxinal e Londrina, com 2,07 e 1,70 ocorrências por mil habitantes, respectivamente. No que diz respeito ao grupo em que ocorreu o incêndio, o Grupo A (Residencial) apresenta as maiores incidências, com 63,0%; 58,1% e 61,8% dos casos registrados para Londrina, Guarapuava e Faxinal, respectivamente. Com destaque para os incêndios nas edificações da divisão A-2 (Habitação Multifamiliar) em Londrina, que correspondeu à 20,3% dos casos relatados no Grupo A. De modo geral, o levantamento permitiu identificar padrões dos incêndios para cada localidade, auxiliando na avaliação da eficácia das práticas de segurança contra incêndio e na proposta de melhorias normativas, fornecendo informações valiosas para melhorar o entendimento e a abordagem dos desafios da área de segurança contra incêndio em edificações.

Tipo de Trabalho 

Artigo

As pastilhas de freio são componentes essenciais no sistema de frenagem de veículos, convertendo energia cinética em calor por atrito e dissipando-o. Para garantir um desempenho adequado, as pastilhas devem manter um coeficiente de atrito (COF) estável e elevado, além de possuir resistência ao desgaste, alta condutividade térmica e capacidade de frenagem suave. No presente  estudo visou desenvolver pastilhas de freio sinterizadas com matriz metálica homogênea, a partir de uma mistura eficaz dos pós, além de otimizar a formulação do material de fricção por meio do uso de Design of Experiments (DOE) entre atritante (sílica) e lubrificante sólido (grafite).O processo de fabricação das pastilhas envolveu três etapas principais: mistura, compactação uniaxial a frio e sinterização. A mistura foi projetada para garantir a homogeneidade das partículas, utilizando 0,5%wt. de querosene para evitar a segregação do grafite. As amostras foram compactadas a 500 MPa e sinterizadas a 1050°C em atmosfera controlada (95% Ar + 5% H₂). O ensaio de tribologia foi realizado utilizando um tribômetro Universal Mechanical Tester (UMT) 3MO, com parâmetros específicos para medir o coeficiente de atrito e a taxa de desgaste. Os resultados mostraram que a homogeneidade das partículas foi um desafio crítico, resolvido com o uso de querosene. O DOE variou o teor de sílica (10 a 15% vol.) e grafite (15 a 20% vol.) para otimizar as propriedades tribológicas. A sílica e o grafite foram estatisticamente significativos na resposta do COF e na taxa de desgaste da amostra, enquanto a interação entre eles não foi significativa para o COF. A sílica aumentou o COF, enquanto o grafite reduziu tanto o COF quanto a taxa de desgaste da amostra.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este estudo abordou a nutrição esportiva como estratégia para otimização do desempenho físico em atletas, considerando o contexto das necessidades energéticas modernas. A questão central foi: como o planejamento nutricional personalizado pode influenciar a performance e a recuperação muscular em diferentes modalidades esportivas? A hipótese levantada sugeria que estratégias nutricionais individualizadas poderiam maximizar o rendimento físico e reduzir o tempo de recuperação. O objetivo principal foi identificar e discutir como os macronutrientes, a hidratação e a suplementação influenciam o desempenho em práticas esportivas. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica baseada em publicações científicas dos últimos 10 anos, utilizando bancos de dados como Google Acadêmico e Scielo, e priorizando artigos de relevância teórica e prática. Os resultados mostraram que o consumo adequado de nutrientes e a hidratação ajustada à demanda esportiva contribuem para o aumento da resistência, prevenção de lesões e recuperação muscular eficiente. Concluiu-se que o avanço da nutrição esportiva, aliado a novas tecnologias, reforça a importância de intervenções personalizadas, integrando ciência e prática para otimização do desempenho atlético. 

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho analisa o fundamento, alcance e aplicação do procedimento cautelar de suspensão de licitação exercido pelo Tribunal de Contas da União à luz das competências definidas pela Constituição Federal em contraste com a Nova Lei Licitações e Contratos

Tipo de Trabalho 

Artigo

O trabalho trata da aplicação da análise de vibrações na manutenção preditiva de máquinas agrícolas. Introduz o conceito de manutenção preditiva, destacando sua eficiência na redução de falhas catastróficas e otimização de recursos. A análise de vibrações é apresentada como uma das principais ferramentas para monitorar o estado de máquinas, sendo capaz de diagnosticar falhas potenciais antes que causem danos maiores. O estudo utilizou acelerômetros piezoelétricos instalados em dois componentes específicos: a caixa de engrenagem planetária do eixo dianteiro de um trator modelo TR7500 e o rotor do ventilador do extrator primário de uma colhedora de cana modelo CH570. Os sensores foram posicionados em três direções (axial, radial e tangencial) e os dados coletados foram analisados por uma empresa especializada, utilizando métodos como o valor global de vibração e medidas como pico a pico, valor de crista e RMS. Nos resultados, a análise da caixa de engrenagem revelou picos de aceleração entre 1800 e 2300 Hz, indicando folgas que resultaram em vibrações adicionais devido à interação dinâmica dos dentes das engrenagens. Já no rotor do ventilador, o desbalanceamento causado por acúmulo de terra foi identificado como fonte de vibração crescente, evidenciado por um pico no espectro de frequências e tendência de falha ao longo do tempo. A pesquisa conclui que a análise de vibrações é uma técnica eficaz para detectar anomalias, como folgas e desbalanceamentos, prevenindo falhas catastróficas. A manutenção preditiva se mostra uma abordagem vantajosa, permitindo intervenções planejadas, redução de custos e aumento da vida útil dos equipamentos.

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho consiste na simulação da ruptura de pinos do equipamento de quick-stop para torneamento de Alumínio e Inconel®718. Através do software Ansys®, foi procurado otimizar as condições de pressão no quick-stop para dois diferentes matérias para o pino: aço estrutural e ferro fundido cinzento temperado. Concluiu-se que o aço estrutural dá ao pino uma resistência à ruptura muito alta, que exige operar o quick-stop sob pressões que pode danificar a ferramenta. Já para o pino em ferro fundido a simulação constatou que os testes são eficientes para torneamento de alumínio com pressão de acionamento à 350 Mpa. Já para Inconel®718, o pino de ferro fundido rompe prematuramente.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O seguinte trabalho acadêmico busca simular o processo de torneamento do alumínio, utilizando-se ferramentas de corte texturizadas de alta resistência. Objetiva-se comparar os resultados obtidos com dados de processos de usinagem reais realizados no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem (LEPU-UFU), a fim de estabelecer a eficácia do software de simulação para o processo sob estas condições. Para tanto, procede-se às simulações com ferramentas texturizadas (canais perpendiculares à aresta principal de corte) e ausentes de texturas (lisas) em ligas de Alumínio. Foi utilizado o software Third Wave Systems AdvantEdge™ para as simulações. Foram criados quatro tipos diferentes de texturas, com diferentes larguras e profundidades dos sulcos criados pela texturização, variou-se velocidade de corte e profundidade de corte, totalizando oito simulações texturizadas. Após a realização das simulações, os resultados sobre as forças de usinagem foram tratados e expostos em formato de gráficos de funções e imagens planificadas pelo software auxiliar Tecplot®, recomendado pela criadora do software de simulação, e então comparados com experimentos reais em mesmas condições. Desse modo, observa-se que o software possui correlação com a realidade, mas não produz informações exatas às observadas em laboratório, o que permite concluir que as simulações sob as condições especificadas podem ser feitas para previsões de comportamentos, mas não podem ser utilizadas para predições específicas de valores normais de forças de usinagem.

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho visa investigar a eficácia das pranchas de comunicação alternativa de baixa tecnologia (PCA-BT) no ensino de habilidades de autocuidado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. A pesquisa destaca a importância da criação de um ambiente escolar inclusivo e do papel do professor na implementação de práticas pedagógicas eficazes. A Tecnologia Assistiva é apresentada como um conjunto de recursos que auxiliam na comunicação de crianças com TEA, sendo as PCA-BT uma alternativa prática e acessível. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura no recorte temporal de 2019 a 2023, focando em estudos que abordam a aplicação dessas pranchas no contexto escolar. Os resultados sugerem que a utilização das PCA-BT contribui significativamente para o desenvolvimento da autonomia dessas crianças, reduzindo a ansiedade associada à dificuldade de comunicação e promovendo um aprendizado mais eficiente.